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NO CHÃO DA ESCOLA: da literatura às manifestações artísticas

Foto do escritor: Maria Luzia Soares da Silva BuzanelloMaria Luzia Soares da Silva Buzanello

O professor, na maioria das vezes, é o único agente que leva o estudante a ter contato com os livros. Sendo assim, ele precisa motivar e cativar para a leitura e, no planejamento e encaminhamento dessa atividade, lançar mão de vários artifícios como seminários, saraus, entre outros, prevendo estratégias como a intertextualidade e a interdisciplinaridade, as quais permitem uma abordagem mais complexa do que seja mesmo o ato de ler.


No que se refere à intertextualidade, destaca-se atividades realizadas a partir da leitura dos livros “Todos contra D@nte”, de Luís Dill e “Olhai os lírios do campo”, de Érico Veríssimo; e no que se refere à interdisciplinaridade, destaca-se que este é um dos caminhos possíveis para que se tenha bom êxito nos objetivos traçados, enfatizando como exemplo a organização de uma Mostra Cultural, evento em que além de ser possível intertextualizar gêneros diversos como literários, dança, teatro, desenho e outros, é um momento oportuno para se estabelecerem relações interdisciplinares, numa interação plena, no chão da escola, onde passa a ser o lugar de realizações concretas, e também onde o professor tem oportunidade para fazer com que o aluno desvele o mundo através da leitura.





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